Leonardo Pedroso Costa
MongoDB | SQL Server | Oracle

Alterar o idioma do SQL Developer

Nós profissionais de T.I. estamos acostumados a trabalhar com ferramentas em inglês. Alguns programas traduzem termos ao pé da letra e fica complicado administrar o banco de dados com determinadas ferramentas.

O SQL Developer por default vem no idioma do S.O. do usuário, na maioria das vezes em Português. Para alterar o idioma basta seguir alguns simples passos:

1º – Entrar na pasta do SQL Developer e acessar o arquivo: \ide\bin\ide.conf 

Se você não souber onde está a pasta do SQL Developer, basta clicar com o botão direito no Ícone dele, ir em Propriedades e logo após clicar em Abrir

 

2º – Abrir o arquivo ide.conf com algum editor de texto (notepad, notepad++ e afins) e adicionar a linha AddVMOption -Duser.language=en no arquivo:

As linguagens disponíveis no SQL Developer podem ser vistas no arquivo ide.boot, item: oracle.translated.locales. São elas:

de = Alemão
es = Espanhol
fr = Francês
it = Italiano
ja = Japonês
ko = Coreano
pt_BR = Português
zh_CN = Chinês Simplificado
zh_TW = Chinês Tradicional

 

3º – Depois de ter editado o arquivo, basta salvar o arquivo e abrir novamente o SQL Developer através do atalho e ver que a interface mudou:

 

Feito isso basta usufruir do SQL Developer na linguagem preferida.

Leonardo Pedroso

Leonardo Pedroso

Profissional de TI experiência em administração de banco de dados: SQL Server 2000 a 2019, Oracle 11g a 19c, PostgreSQL, MySQL, MongoDB, Cassandra. Atua realizando análise de desempenho, DR e HA, implantação, administração de banco de dados em cluster e implementação de projetos de banco de dados NoSQL (MongoDB, Cassandra), bem como automação de processos utilizando Shell script, Powershell (dbatools), e players de Cloud: Azure e Aws.