Leonardo Pedroso Costa
MongoDB | SQL Server | Oracle

Solucionando o erro ORA-00054: resource busy and acquire with NOWAIT specified or timeout expired

Muitas pessoas ao executar operações DDL (alteração de tabelas, inclusão de FK’s, etc) recebem o seguinte erro no SQLPLUS, SQL Developer e afins:

ORA-00054: resource busy and acquire with NOWAIT specified or timeout expired.

Esse erro ocorre devido á tabela que está sendo alterada estar ocupada com outras operações de manipulação de dados. Nesse caso você sempre receberá o erro ORA-00054 enquanto a tabela que você deseja alterar não estiver disponível.

Para resolver o problema é preciso agendar um horário de baixa atividade no banco de dados, tais como períodos da madrugada ou finais de semana! Fazendo assim, você evita a concorrência durante o dia e consegue executar o script sem esperar por muito tempo. Para ajudar nesse trabalho, existem 2 parâmetros que podem facilitar muito a execução dessa tarefa. São eles:

  • ALTER SESSION ENABLE PARALLEL DDL;
  • ALTER SESSION SET DDL_LOCK_TIMEOUT= 600;

O parâmetro ENABLE PARALLEL DDL habilita a sessão para realizar operações DDL em paralelo com o intuito de reduzir o tempo da operação e o DDL_LOCK_TIMEOUT especifica o tempo em segundos que a sessão vai aguardar por um lock na tabela a ser alterada.

O padrão para o ENABLE PARALLEL DDL é zero, o que indica que você nunca vai esperar por um lock. Sempre deixo o padrão de 10 minutos (600 segundos) quando preciso realizar alguma operação em uma grande tabela no banco de dados.

Abaixo segue o exemplo de execução dos comandos:

enable-paralel-ddl

Feito isso basta rodar a query e aguardar o tempo necessário para executá-la.

 

 

 

 

Leonardo Pedroso

Leonardo Pedroso

Profissional de TI experiência em administração de banco de dados: SQL Server 2000 a 2019, Oracle 11g a 19c, PostgreSQL, MySQL, MongoDB, Cassandra. Atua realizando análise de desempenho, DR e HA, implantação, administração de banco de dados em cluster e implementação de projetos de banco de dados NoSQL (MongoDB, Cassandra), bem como automação de processos utilizando Shell script, Powershell (dbatools), e players de Cloud: Azure e Aws.