Leonardo Pedroso Costa
MongoDB | SQL Server | Oracle

Utilizando o pacote DBMS_APPLICATION_INFO para inserir informações na V$SESSION

Um recurso pouco utilizado, porém muito útil no Oracle Database é setar informações da aplicação nas views de sistema V$SESSION / GV$SESSION. É comum alguma consulta estar impactando o ambiente e as informações contidas nas views de sistema e as informações não serem tão precisas a ponto de ir direto no problema. É possível, por exemplo, colocar o nome da aplicação ou da etapa do processo em que está sendo executado, e com isso você saberia se o processo que está impactando é o início ou o fim do processo.

Mãos á obra ..

Abra uma query no Oracle e execute a query abaixo. Nesse caso, eu estou informando que minha aplicação é o controle de estoque e que o procedimento que está sendo executado é a baixa de produtos devolvidos:

[code lang=”sql”]

exec dbms_application_info.set_module(module_name => ‘Controle de Estoque’,action_name => ‘Baixa dos produtos devolvidos’);

PL/SQL procedure successfully completed.

[/code]

Após execução do pacote acima, a query na v$session será populada com os dados:

[code lang=”sql”]

select osuser, module, action from v$session where action is not null

noraldino <strong>Controle de Estoque Baixa dos produtos devolvidos</strong>

[/code]

As informações contidas no pacote podem ser customizadas de acordo com sua necessidade. É recomendado que esse procedimento seja repassado ao time de desenvolvimento para que seja incluído esse pacote antes das execuções de procedimentos, pois na hora do troubleshooting essas informações podem ser muito úteis e poupar muito tempo dos envolvidos.

Enjoy !

Leonardo Pedroso

Leonardo Pedroso

Profissional de TI experiência em administração de banco de dados: SQL Server 2000 a 2019, Oracle 11g a 19c, PostgreSQL, MySQL, MongoDB, Cassandra. Atua realizando análise de desempenho, DR e HA, implantação, administração de banco de dados em cluster e implementação de projetos de banco de dados NoSQL (MongoDB, Cassandra), bem como automação de processos utilizando Shell script, Powershell (dbatools), e players de Cloud: Azure e Aws.